sábado, 17 de setembro de 2011

Poupança e ementa semanal

Planear refeições para toda a semana é uma forma inteligente de poupar em duas coisas importantes: gasolina/gasóleo e tempo, tão precioso nas nossas vidas ocupadas. De resto, se o fizermos num dia do fim de semana, não é assim tão difícil. Ora vejamos:
- Antes de mais, convém alternar entre refeições de carne e peixe. Atenção redobrada para quem tem filhos na escola, para que a criança não repita ingredientes nas refeições principais. A nossa ementa deverá ser suficientemente maleável, caso se detecte alguma repetição no cardápio;
- Atenção às datas de validade/conservação dos produtos. Opte por selecionar ementas com os ingredientes que já dispõe em casa;
- Faça listas de alimentos que possui na despensa, congelador e frigorífico. Assim as compras tornam-se facilitadas, porque sabe exatamente o que tem ou não em casa e o que precisa comprar.
- Diversifique. Escolha produtos diferentes nas ementas. Privilegie os alimentos sazonais. Arrisque e procure fazer coisas novas, de vez em quando.
Agora que começou o ano letivo, vou procurar estar mais atenta à gestão do meu tempo. Vou tentar disciplinar-me e ser mais organizada, porque há muita coisa que fica por fazer por não gerir adequadamente o meu tempo.
Esta semana, a ementa será a seguinte (jantares):

2ª - Sopa. Peixe-espada grelhado, batata cozida e salada (rúcula, alface, tomate cherry e milho). Manga.
3ª - Sopa. Frango cozido e passado à frigideira, arroz branco e grelhos salteados. Maçã.
4ª - Sopa. Lulas à moda da D. Amélia com batatas a murro e bróculos cozidos.Pêra.
5ª - Sopa. Bifes de perú com fusilli e legumes estufados.Melão.
6ª - Sopa. Tranches de pescada com broa, batata e esparregado. Diospiro.